segunda-feira, 24 de setembro de 2007

UTRECHT

uma cidade diferente na sua essência e aparência em relação a eindhoven... Com a sua história marcada em cada rua... e em cada esquina, uma surpresa... E a calçada transbordava história... Ora mais regular e bem assente... Ora completamente marcada pelo tempo que, entretanto, passou por ela. E em cada mais pequeno detalhe, uma preocupação estética e urbana impressionanetes. E os canais que esventram delicadamente toda a cidade permitem atmosferas únicas. A os cafés que os envolvem. E os restaurantes nar margens. Simplesmente único. Depois do nosso pobre almoço [ou almoço de pobro..:P], fui com o héctor a um desses cafés. Á margem do canal e quis que aquele momento tivesse ficado suspenso no tempo porque era uma cidade nova, um café extraordinário, a luz ao fim da tarde magnifica, e a companhia excelente [e não, não é o que estão a pensar...:P]! e a música, jazz! Perfeito!

Fomos ao museu central de utrecht com exposições de arte contemporânea, umas melhores que outras... mas é como tudo. Depois.......... Regresso à infância!!!!Museu da MIFFY, personagem infantil criado por Dick Bruna. Foi tão estranho estar a ver naquela parede imensa de livros de Bruna e ver que marcaram de forma absolutamente inolvidável a minha infância. Só dizia, "tenho este, este, este, este..." e cheguei à conclusão que não me faltariam muitos livros p ter a colecção toda!:D... Foi mergulhar com 24 anos, na altura em que tinha 3, 4, 5, 6 anos... Mágico!

Sem dúvida que é uma cidade que tem de ser revisitada. No entanto, vimos coisas que, possivelmente, não iremos ver novamente. A casa Schröder, de Rietveld. Absolutamente revolucionária para a época em que foi construída [década de 20], estranhamente apaixonante. E cada vez mais, por melhores que sejam os livros, a arquitectura vive-se. Não se vê. A tudo se encaixava ao milimetro. Perfeito. Também vimos do exterior uma outra casa de Rietveld [a casa do motorista]. MVRDV, um edíficio de habitação colectiva. Um máximo. Só não foi um máximo um dos moradores. Eu simpática, a perguntar se podíamos ir visitar o edíficio por dentro, porque eramos estudantes de arquitectura, blablabla.... No, no, no... And I don't want you in my garden as well!...Metemos o rabinho entre as pernos e ala que se faz tarde!Tentámos. E o parque a seguir que deu pa descansar um pouco, mas o jantar esperáva-nos... Italiano de nápoles...COSA NOSTRA!!!LLOLOLOLOLO

e o regresso... esgotadíssimos...mas, pelo menos eu, felizes....
mais uma vez escrevo com uma frase que pus no primeiro post...

[sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura.] F. Pessoa....SEMPRE

Até uma próxima...
Fiquem em paz!





[estação de Utrecht...chegada]






[rua de utrecht]






[os pormenores de adorno do edificado são qualquer coisa....!!:D]






[rua de utrecht com a torre de utrecht lá ao fundo]






[torre utrecht..n tenho a certeza se era da catedral destruída ou da actual]








[um dos canais... esta praça é um mimo!!]






[eu na ponte dum dos canais]






[um dos canais e o casario...é lindo, digo-vos!]




[torre...]








[torre]






[à porta do museu central de utrecht...ezster, bruno e eu]






[rua de utrecht...com torreão lá ao fundo]






[também faz parte...dúvido é que a mensagem passe aos destinatáriosl...:P]






[torre]






[parte do grupo que foi...]






[as nossas sombras...eu, iza e héctor]






[MIFFY!!!!!!!!! algures estão livros portugueses!!!!!]









[all design is editorial: the activity of making meaningful links]







[MIFFY..regresso a um tempo...]








[Schröder House]









[Schröder House]








[cadeira zigzag...rietveld]








[MIFFY..gigante]








[eu e iza...museu central de utrecht]




[iza, eu e héctor]







[o tal café....;)]


[MVRDV housing]


[casa do motorista de rietveld]


[utrecht by night...beautiful]

1 comentário:

AlekksThaMen disse...

OPAAAAAA tb keroooooooo!!! Veja la se voce depois me faz uma visita guiada a estes sitios apaixonantes!!! é unica a maneira como tu descreves o que vês... tal como a frase de Pessoa que screveste, também eu digo de ti:

És do tamanho daquilo que vês[e sentes!]e não do tamanha da tua altura.

Um graNDE, GRANDE ABRAÇO!!!