terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

desta vez... amsterdão para turistas:P

... ainda não serão publicadas fotos destes três grandes dias, porque estão na posse desse fotógrafo de renome [pedro pacheco]... passámos uns grandes momentos... a cidade emana a energia que já anteriormente tinha vivenciado... Mas desta vez, ainda mais intensamente, ainda mais profundamente, ainda mais como cidadã e não como turista. A inundação de pessoas na Damrak quando cheguei foi qualquer coisa de incrível e inesperado... Saber que Amsterdão era uma cidade turistica, já eu sabia... Mas, asim tanto?????... Deposis de deixar as coisas no hotel, dirigi-me na minha deambulação solitária [por enquanto] até á casa de Anne Frank... Depois de quase uma hora na fila, a atmosfera que eu lera há uns dez anos atrás, deparava-se-me à minha frente... e dentro de mim. Extraordinariamente inquietante. Sentir as tábuas de madeira sub os nossos pés que ecoavam um ruído proibido então... Sentir o cheiro desaparecido das pequenas coisas que fazem duma casa, um lar... Sentir o silêncio geral quando se entra no quarto de Anne... Sentir o medo que por detrás de vulgares cortinas se escondia... Sentir a ânsia... Sentir o desespero... Sentir a revolta... Sentir o silêncio... Sentir o terrível silêncio... Sentir o vazio... Sentir o que foi negado a milhões... Liberdade. E a revolta... E revolta se sedimenta em nós durante toda a visita.... E a impotência de ver os vulgarizados testemunhos de campos de concentração.... em que humanos eram tratados como simples depósitos de sonhos e esperanças ignoradas.... Incomoda. Mais que incomodar, afecta-nos duma maneira absolutamente profunda. Precisava, depois desta visita, de ir desanuviar o espírito... E fui até à casa do Rembrandt, que fica justamente no lado oposto da cidade... Caminhando pelas ruas, sentindo tudo o que há para sentir... Olhando para tudo com os olhos de ver... não os de olhar... e descobrindo aquelas coisas que se descobrem quando estamos embrenhados na atmosfera da cidade... Casa Rembrandt. É um voltar ao século XVII, com toda a atmosfera e cheiros... E é interessante estar no mesmo espaço onde obras primas foram compostas e pintadas... É absolutamente genial... E adorei um pormenor... Os vidro das janelas, ainda são os originais... Pelo simples facto de, olhando através deles, existir a deformação visual própria dos vidro antigos... Adoro. Seguiu-se o mercado de segunda mão... Com roupas para todos os gostos e a preços que não deixam ninguém indiferente... O resto dos dias contarei quando tiver as fotos.... Mas sim, I AMsterdam!!!:D

Fiquem em paz
Até uma próxima

Sem comentários: