sábado, 2 de fevereiro de 2008

o que aprendi...o que comprovei...o que sonho

e tudo o que começa, idependentemente do que seja, tem o seu fim... Muitas vezes adiado... Outras tantas irremediável... Surpreende-nos esporádicamente pela fugacidade da sua realidade temporal... Mas sim, o que começa, tem um fim... Seja ele amanha ou daqui a 50 anos. Mas tem.

E como a nossa memória prega-nos partidas, este post vai ser escrito durante os últimos dias aqui, no lugar que me viu crescer espiritualmente nestes ultimos meses, para que grande parte do que aprendi seja, de facto, escrito e testemunhado nestas linhas.


1- aprendi que deixei de acreditar na proporcionalidade directa entre tempo / sentimentos. Não é necessário o grande período de tempo [que outrora precisava] para me permitir a ter sentimentos de amizade profundissimos e sinceros.

2- aprendi que há uma linha muito ténue que nos separa do êxtase da queda emocional.

3- aprendi a deixar de usar a armadura que, muitas vezes, me afastou, inicialmente, de várias pessoas

4- aprendi que acreditar leva-nos a lugares transcendentes, onde poucos estão ou sequer chegam

5- aprendi ainda a dar mais razão a cada palavra de Pessoa, sempre.

6- aprendi que a diferença torna as relações profundamente mais sinceras e despretensiosas

7- aprendi que a distância revela-nos coisas, inesperadamente sempre presentes

8- aprendi a dar valor ao que muitos têm por garantido

9- aprendi a aceitar que existem escolhas que, por vezes nos custam a tomar... Mas é isso que nos faz crescer

10- aprendi a dar ainda mais valor à família que tenho [ainda que não pareça, por vezes!eu sei]


11- aprendi que há amizades mesmo que distantes estão sempre presentes... outras que no silêncio e pelo silêncio são incompreensivelmente alimentadas, até ver.


12- aprendi que alcançar as nossas ambições só depende de nós


13- aprendi que quero deixar humildemente um legado, a quem o quiser


14- aprendi que é complicado trabalhar em grupo quando as pessoas não se conhecem, nem tão pouco, partilham de visões semelhantes de arquitectura


15- aprendi que temos de ceder em trabalho, mesmo que isso implique um stand by de ideias e conceitos mais interessantes


16- aprendi que sou viciada em maquetas e que rapidamente transponho claramente as minhas ideias em maqueta


17- aprendi que há tempo para tudo. Sou assumidamente viciada em trabalho, mas viciada em divertir-me. Trabalho, trabalho... Diversão, diversão. Nenhum implica o outro.


18- aprendi que há diferentes ritmos de trabalho e, ainda que me tenha custado de início, aceitei depois de algum tempo


19- aprendi que, mesmo que não morra de amores, gosto de ver a casa limpa depois da penosa e dantesca lida doméstica.


20- aprendi a dar ainda mais valor aos momentos... esses, que quem me conhece sabe que adoro


21- aprendi a ter a dúvida: é a luz que é diferente aqui ou somos nós que vemos a mesma luz de maneira diferente? até hoje ainda não sei responder, mas acredito que a luz seja diferente


22- aprendi que existem pequenos gestos que nos fazem atravessar instantaneamente para o outro lado dum rio


23- aprendi que adoro a rua klein berg... adoro a atmosfera daquela rua... especialmente à noite... com o Cafe Grand Berlage, o Lister's, o Mangiare...


24- aprendi que há experiências duma vida... desde que aqui estou, já tive umas quantas.


25- aprendi a descobrir-me enqanto pessoa...por outro lado, a redescobrir-me.


26- aprendi que tudo e todos no início são fascinantes mas que, no fim, poucos são aqueles que fazem e farão parte deste nosso mundo


27- aprendi que há palavras e atitudes que são determinantes em certas situações


28- aprendi que me sinto feliz aqui


29- aprendi a ter que lidar com problemas, sem ter o confortante conforto físico[passo o pleonasmo] de família e amigos


30- aprendi que temos todos a aprender


31- aprendi que a arrogância da preguiça dos que não arriscam é tão desprezível e que só os levará a lugar nenhum


32- aprendi que o erro é intrinsecamente humano, a desculpa honradamente dos Homens dignos


33- aprendi que é também ao darmos que nos sentimos realizados


34- aprendi que, no silêncio de muitos olhares, as palavras são desnecessárias


35- aprendi que um abraço é mais do que "gosto de ti"...é também "fazes-me feliz!"


36- aprendi que as relações dificilmente duram em erasmus, não sendo, no entanto, impossível. Só me lembro de dois casos que não vacilaram ao irresistível


37- aprendi que viajar de comboio é das melhores formas de viajar [não a mais cómoda, de certo]


38- aprendi a reaprender a ter esta paixão de ser, neste aspecto, tão Socratiana... "não sou grego nem ateniense, sou um cidadão do mundo"


39- aprendi que a ignorância dos que arrogantemente falam sem conhecerem nem terem vivido é dramaticamente trágica... para eles


40- aprendi que há ciclos... e que há momentos em que eles se encerram, e estes, são, no mínimo, mágicos


41- aprendi que o tempo é justo. Sempre


42- aprendi que às vezes esperamos dos outros o que eles, de todo, não esperam de nós


43- aprendi que a indefinição e incerteza de um "até já" pode ser tão dolorosa como a de um "até sempre"


44- aprendi que as capas que todos nóss usamos sao tão diferentes e que apenas escondem somente partes daquilo que nos une: a alma... essencial


45- aprendi que há pessoas imprescíndiveis


46- aprendi a aceitar a realidade da precaridade temporal


47- aprendi a não acreditar nos impossíveis...


48- aprendi a crescer,a vários níveis... expressos, inequivocamente, no futuro


49- aprendi que Nessun Dorma de Puccini e Vide cor Meum [Libreto de Dante], surpreendemente, me acalmam...masterpieces


50- aprendi que tenho de ler mais


51- aprendi que mentes abertas permitem maior permeabilidade cultural


52- aprendi que a simplicidade e humildade fazem a riqueza verdadeira das pessoas, não há bancos para isto... nem lojas... nem futilidades...intocável. Não é para quem gostava, é para quem sabe. E não há muitos que o saibam


53- aprendi que, ainda com um pouco de sal a mais, cozinhar para 40 pessoas revelou-se desafiador e bem sucedido


54- aprendi a redescobrir que quero ser professora universitária, daqui a alguns anos...:P


55- aprendi que a palavra sempre é tão efémera e indefinida. Posso amar-te para sempre, e se amanha já não te amar, amei-te no entanto, no meu "para sempre"...

56- aprendi que quero partilhar a minha vida, o que vivi...o que tenho para viver

57- aprendi que chorar nos coloca tao perto de certas pessoas

58- aprendi que há pessoas extraordinariamente fortes. Quando a vida as assola com a injustiça da falta grave de saúde, viram essa realidade... e tornam-se seres humanos ainda mais imprescindiveis

59- aprendi que às vezes alguém nos pede mesmo um pouco mais de alma

60- aprendi que adoro espreitar subtilmente, ao final do dia, para dentro das casas daqui [não é que seja muito educado...curiosidade...a mais!eheh]

61- aprendi que o primeiro passo está dentro de nós

62- aprendi que pessoas improváveis me tocam e emocionam duma maneira absolutamente profunda

63- aprendi que quero aprender ainda mais, onde for...quando for...com quem for

64- aprendi que, se as partidas são complicadas por inúmeras razões... Os regressos não são mais fáceis...por outras razões

65- aprendi outras tantas coisas que, com os dias, irei escrevendo aqui.....

66- aprendi que quero escrever um livro...ou mais....mas quero

67- aprendi que a arquitectura não se aprende em livros... vive-se

68- aprendi que afinal gosto de carnaval:P

69- aprendi que a velocidade e atmosfera da inconstância dos aeroportos me fascina

70- aprendi que Capa, Cartier Bresson, Vermeer, Van Gogh, Rembrant, Pollock, Kandinsky, Paul Klee, Tinguely, Picasso, Turner, Münch, Balla... me fascinam ainda mais quando sinto as cores, a textura, a emoção da sua arte ao vivo e a cores...

71- aprendi que deambular numa qualquer cidade é a maneira de a sentir, viver e entranhar que melhor existe...

72- aprendi que os fins, sistematicamente, implicam o início...

73- aprendi a não ter vergonha de dançar

74- aprendi que quero aprender a dançar!LOL

75- aprendi que gosto jantares com poucas pessoas... e aquelas que me dizem mais


mas isto foi, essencialmente, o que aprendi... E uma vez aprendido... jamais se esquece. Assim espero. Lições demasiado preciosas. Intocáveis. Imprescindiveis... Transcendentes.

Fiquem em paz
Até uma próxima

2 comentários:

Unknown disse...

ola ana...bm..acabei d ler este teu testemunho...custumo vir cá kase tds os dias ver o teu blog,mas tenho andado com tao pouco tempo..ms tenho k t dizer k este ponto atingiu m mt.."11-aprendi que há amizades mesmo que distantes estão sempre presentes... outras que no silêncio e pelo silêncio são incompreensivelmente alimentadas, até ver.."...ja há mt tempo k nao falo ctg ms iso nao significa k m tenha eskecido d ti e k nao m preocupe com o k s pasa ctg(ps:tb apanhei cá uma gripalhada;P)...espero k esteja td bm ctg e a correr td bm...um bjinho grande d saudades...pedro,the chef;P

Anónimo disse...

"obrigado..." por ctg e com estas (e n so) tuas palavras aprender a "dar chances.... sabes... uma coisa que eu ja tnh aprendido... mas que axo k nem se dá mta importancia... eu aprendi a n ter vergonha d xorar... qd o momento e a vontade vem... qd o motivo é valido p nós... axo k m apercebi disso la em baixo... foi um misto d sentimentos "actuais" antigos e futuros... foi qq coisa... :)

ainda n tive tempo p nd no meu blog a ver se dps desta fase de exames eu componho akilo... lol isto d ser mae e estundante tem mt k se aprender tb...

bjs.. qq dia ja tas d volta.. ne mm?!

te breve ent.. ;) Jo